Operação Mensageiro: 6ª fase faz 3 prisões e cumpre 36 mandados de busca em SC
19/08/2025
(Foto: Reprodução) Operação Mensageiro: sexta fase cumpre mandados em várias cidades de Santa Catarina
A 6ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta terça-feira (19), cumpriu 3 mandados de prisão preventiva e outros 36 de busca e apreensão em 10 cidades de Santa Catarina. A ação, iniciada ainda em 2022, prendeu ao menos 15 prefeitos no estado e apura um esquema de fraude em diversos municípios.
Entre os presos estão empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas. Já entre os alvos das buscas há ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. A prefeitura de Rio do Sul também é alvo da operação. Os nomes dos suspeitos não foram informados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, afirmou que a investigação trata de contratos anteriores a 2025 e de empresas que não prestam mais serviços ao executivo. Já a prefeitura de Braço do Norte, no Sul, destacou que as buscas se concentraram em contratos de gestões anteriores e que colaborou com a operação (íntegra das manifestações no fim do texto).
Conforme o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), responsável pela operação, também há medidas de busca contra servidores, ex-servidores e agentes políticos.
Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Reprodução
Cidades em que há mandados
Rio do Sul
Blumenau
Imbituba
Florianópolis
Gaspar
Bombinhas
Laguna
Braço do Norte
Palhoça
Imaruí.
Nesta fase, a investigação busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões. A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Mensageiro
A operação Mensageiro começou em 2022, após delações premiadas, rastreamento de celulares e apurações de documentos. Na 1ª fase, em 6 de dezembro daquele ano, quatro prefeitos foram detidos.
Já na 2ª fase, em 2 de fevereiro de 2023, dois gestores municipais foram presos. Na 3ª fase, o prefeito de Tubarão teve o mandado de prisão preventiva cumprido junto com o vice.
Já na 4ª fase, foram presos oito chefes do executivo municipal. A 5º fase, deflagrada em abril de 2024, teve prisão de prefeito e buscas contra um deputado catarinense. Com o avanço nas investigações, políticos e envolvidos nos esquemas foram condenados.
Ex-prefeito de Lages, Antônio Ceron é condenado à prisão
Ex-prefeito de cidade de SC é condenado a mais de 60 anos de prisão
Veja os presos em cada fase
Presos na 1ª fase e defesas
Presos na 2ª fase e defesas
Presos na 3ª fase e defesas
Presos na 4ª fase e defesas
Presos na 5ª fase e defesas
O que disse a prefeitura de Rio do Sul
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) está no prédio central da Prefeitura de Rio do Sul desde as 6h desta terça-feira (19), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à sexta fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado.
Em Rio do Sul, a investigação refere-se à contratação de empresas prestadoras de serviços de coleta e destinação de lixo, anteriores a 2025, que não prestam mais serviços para o Executivo Municipal. Esses contratos não foram firmados pela atual gestão da Prefeitura.
Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
A Prefeitura de Rio do Sul está colaborando com as investigações, fornecendo os documentos solicitados. Todos os serviços públicos municipais funcionam normalmente nesta terça-feira.
O que disse Braço do Norte
"A Prefeitura de Braço do Norte informa que, na data de hoje, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), cumpriu mandado de busca e apreensão relacionado a Operação Mensageiro.
As buscas se concentraram em contratos firmados em gestões anteriores.
Cumprindo seu compromisso com a legalidade e a transparência, a administração colaborou integralmente com a operação, entregando prontamente todos os documentos solicitados pelos agentes.
Reafirmamos que a Prefeitura de Braço do Norte apoia e confia no trabalho realizado pelos órgãos de controle e investigação, por entender que o fortalecimento da Justiça e da Polícia é fundamental para garantir uma gestão pública ética e responsável.
Seguiremos firmes no propósito de construir uma cidade cada vez mais justa, transparente e voltada ao bem-estar de todos os cidadãos."
Audiências da Operação Mensageir
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias